Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Qual seu tipo de inteligência? Por que estudar física?

Os covardes .............. nunca tentam, 
os fracassados ............nunca terminam, 
os vencedores ............nunca desistem. 

inteligencias multiplas 

A Física se desnvolve em função da necessidade do homem de conhecer o mundo natural e controlar e reproduzir as forças da natureza em seu beneficio.
Os estímulos e o ambiente social são importantes no desenvolvimento de determinadas inteligências. Se uma pessoa, por exemplo, nasce com uma inteligência musical, porém as condições ambientais (escola, família, região onde mora) não oferecem estímulos para o desenvolvimento das capacidades musicais, dificilmente este indivíduo será um músico.

As inteligências são:

· Lógica – voltada para conclusões baseadas em dados numéricos e na razão. As pessoas com esta inteligência possuem facilidade em explicar as coisas utilizando-se de fórmulas e números. Costumam fazer contas de cabeça rapidamente.

· Linguística – capacidade elevada de utilizar a língua para comunicação e expressão. Os indivíduos com esta inteligência desenvolvida são ótimos oradores e comunicadores, além de possuírem grande capacidade de aprendizado de idiomas.

· Corporal – grande capacidade de utilizar o corpo para se expressar ou em atividades artísticas e esportivas. Um campeão de ginástica olímpica ou um dançarino famoso, com certeza, possuem esta inteligência bem desenvolvida.

· Naturalista – voltada para a análise e compreensão dos fenômenos da natureza (físicos, climáticos, astronômicos, químicos).

· Intrapessoal – pessoas com esta inteligência possuem a capacidade de se autoconhecerem, tomando atitudes capazes de melhorar a vida com base nestes conhecimentos.

· Interpessoal – facilidade em estabelecer relacionamentos com outras pessoas. Indivíduos com esta inteligência conseguem facilmente identificar a personalidade das outras pessoas. Costumam ser ótimos líderes e atuam com facilidade em trabalhos em equipe.

· Espacial – habilidade na interpretação e reconhecimento de fenômenos que envolvem movimentos e posicionamento de objetos. Um jogador de futebol habilidoso possui esta inteligência, pois consegue facilmente observar, analisar e atuar com relação ao movimento da bola.

· Musical – inteligência voltada para a interpretação e produção de sons com a utilização de instrumentos musicais.


Por que estudar física?
Pensamento crítico => Inteligência
O pensamento crítico envolve um juízo intencional, no sentido de refletir sobre em que se deve crer ou de como reagir a um exame minucioso, a uma vivência, a uma manifestação oral ou textual, e até mesmo a proposições alheias. Ele também está ligado à definição do conteúdo e do valor do objeto da observação.
Relativamente a certa conclusão ou raciocínio, este pensamento avalia se há uma razão apropriada para acatar a tese como algo autêntico.  é uma compreensão competente e ágil das observações, exposições, conhecimentos e discussões.
Através do processo que implica o pensamento crítico, recorre-se ao conhecimento e à inteligência para alcançar uma posição razoável e justificada sobre um determinado tema ou assunto.
Cabe destacar que o pensamento crítico não implica pensar de forma negativa nem com predisposição para encontrar defeitos e falhas. Muito menos consiste em tentar mudar a forma de pensar das pessoas ou substituir os sentimentos e as emoções.
A premissa do pensamento crítico é duvidar de tudo aquilo que se lê ou ouve e aproximar-se dos dados objetivos com maior precisão.
Como melhorar.
1 – Curiosidade
Fazer perguntas, não se satisfazer com as soluções fáceis e buscar mais conhecimento são o tripé das pessoas curiosas. Deixe a aceitação de lado e invista na curiosidade 
 2 – Compreensão
Entender o cenário completo de um problema é importante para se tornar um pensador crítico. Se você foca somente em um pequeno aspecto, é possível que não consiga ponderar sobre ela de maneira eficaz. 
 3 – Lógica
Comece a estimular seu raciocínio lógico com exercicios que desafieam a mente. Faça Sudoku, palavras cruzadas e desafios que envolvam o raciocínio.

De acordo com o CBC
·         Razões Socioeconômicas
Existe uma correlação forte entre o nível de compreensão de ciências pelo público e o nível de desenvolvimento econômico de uma nação. Devemos ensinar Física para formar pessoal técnica e cientificamente qualificado, para a manutenção de uma nação economicamente forte, com prestígio e poder no plano internacional.
·         Razões Sociopolíticas
Com frequência, os parlamentos e órgãos executivos tomam decisões sobre temas, tais como, construção de usinas termonucleares, transposição de rios, barragens, sistemas de transporte, destino de resíduos radioativos..... E a população participa cada vez mais destas decisões
·         Razões Culturais
Ciências naturais representam uma das maiores e mais importantes conquistas culturais da humanidade. Compreendê-las, portanto, está sendo inseridos na cultura de seu próprio tempo, na condição de sujeitos e não na de meros espectadores.
·         Razões Intelectuais
Conhecimentos e habilidades desenvolvidos através do ensino de Física contribuem para diminuir o tempo de aprendizado de novas tarefas e rotinas em ambientes mais complexos de trabalho. Por exemplo, o ensino de Física podem contribuir para o desenvolvimento das habilidades de manuseio de instrumentos e de aparelhos, para a realização de medidas complexas, para a capacidade de seguir instruções sofisticadas na realização de tarefas e para a capacidade de aprender a partir de manuais técnicos. Pode, também, ensinar o jovem a ler e interpretar informações apresentadas na forma de tabelas e gráficos, que são formas usuais de comunicação na Física.
·         A Física lida também com aqueles conhecimentos, habilidades e valores que têm potencial para aumentar a capacidade dos jovens de interferir criativamente no mundo.

Nesse sentido, acredita-se que a Física pode contribuir muito para formação do jovem, visto que essa disciplina:
• Lida com conhecimentos universais e particulares.
• Estabelece claramente limites de validade e aplicabilidade desses conhecimentos.
• Propõe teorias a partir das quais se estabelece o que é possível e o que é impossível, no que diz respeito aos fenômenos naturais e ao funcionamento de dispositivos tecnológicos.
• Constrói explicações racionais para eventos vivenciados ou apenas imaginados.
• Expande nossa imaginação ao lidar com o infinitamente pequeno e o infinitamente grande, com o próximo e o muito distante, isto é, aumenta nossa capacidade de lidar com o tangível e o intangível.
• Utiliza diversos modos de descrição e representação de informações, tais como gráficos, tabelas e equações, dentre outros.
• Usa conhecimentos teóricos e conhecimentos empíricos, articulando vínculos essenciais entre eles.

 Como estudar
13-truques-que-tornarao-suas-horas-de-estudo-mais-tranquilas?utm_term=.synZ4wD8K&ref=mobile_share#.wmw1bBQ8P

Algumas sugestões para melhor aprendizado. Lógico, cada pessoa tem uma forma de aprender, quem ainda não descobriu a sua forma de estudar fica a dica.
Primeiramente, é impossível estudar exatas da mesma forma que humanas.
Estudar, não é apenas sentado.
Na verdade fixa se muito mais o fato de você pensar na matéria varias vezes. Desde pequenos, quando vamos fazer algo pela primeira vez, como dirigir, você tem que pensar em tudo o que faz, mas depois de algumas vezes que se repete você aprende e nem precisa pensar mais, sai automaticamente. Estudar é da mesma forma. Se você deixar para estudar na véspera de prova, você vai achar que aprendeu tudo, mas depois que passa a prova nunca mais você vê aquele assunto você esquece e acha que decorou. Pois bem, comece a estudar junto com o professor, ai você vai estudar mais tempo aquele assunto, ai sim vai aprender e não esquecer.
E para melhorar ainda mais sua memoria:
Estudar, não é apenas sentado. Na verdade fixa se muito mais o fato de você pensar na matéria varias vezes. Ou seja, quando tiver um tempinho, pode ser esperando algo, todos os dias, pense: o que eu vi na 1°, 2°,.... aula? Que formula eu vi? o que de importante a professora disse? O fato de você força a memoria, vai trabalhara, melhorando muito seu rendimento
Quando tiver sentado para estudar, estude mesmo, não se castigue fingindo que esta estudando.
Ao fazer os exercícios, saiba fazer o passo a passo, para fazer na hora das avaliações, mas tente sempre fazer o mais direto possível. No inicio é difícil, mas sempre tente resolver o exercício na cabeça antes de escrever, quanto mais você força sua memoria será.
Por que existe uns alunos do fundo que não gostam de fazer nada, mas é bom nas exatas? A preguiça deles de escrever leva eles a pensar no exercício inteiro, mas isto prejudica em outras áreas. Por isto precisa estudar de formas diferentes.

Passos básicos:

Organização
Exercícios
Duvidas
Revisão

Organização, não apenas do local de estudo ( a claridade e as cores), mas principalmente organizar as ideias, e estudar um pouco das matérias mais difícil para você todos os dias, nem que seja meia hora. Não adianta estudar tudo de uma única vez, no máximo em 2h você estará exausto. Ou seja, intercale as matérias, uma de fazer contas depois uma de ler, se precisar volte depois, mas sempre de um intervalo com um tempo ou com outro tipo de matéria.
Ao estudar, procure mais de uma fonte: livros diferentes, internet (tome cuidado, tem sites que trazem coisas erradas), pois cada um traz uma linguagem diferente, aborda o assunto de forma diferente, nos auxiliando a aprender melhor.
Exatas aprende e fazendo exercícios, principalmente a física, cada exercício e diferente do outro. Quando você estiver mais afiado no assunto, faça perguntas que o exercício não fez e calcule, mede os valores e faça novamente.
Duvidas é um bom sinal, só tem duvidas quem estuda. Procure tê-las bem antes da prova para você ter como tira-las. Se possível (recomendo) leia o capitulo antes do professor, para quando ele for explicar você já tenha suas duvidas.
Revise o que você estudou, escreva um resuminho, quando for estudar para prova, tudo de importante estará em seu resumo.
Na hora da prova, o mais importante FIQUE CALMO, leia mais de uma vez o enunciado.
Como aprender qualquer coisa rápido? Aprenda com Jim Kwik
Desafio do Supercérebro com Jim Kwik
Sabe ou já pensou em como as cores podem influenciar o comportamento das pessoas? (Teoria)
Diferentes actividades humanas são influenciadas por elas. Podemos perceber, certamente, que a cor dos alimentos influencia na sua aceitação. A maneira de se vestir é uma forma de influenciar o ambiente ao seu redor.
As roupas, de acordo com as cores, podem passar sentimentos de alegria ou tristeza, tranquilidade, confiança, paz ou agitação, insegurança e confusão. O ambiente de trabalho é, seguramente, mais estimulante se, por toda a parte, as cores estiverem adequadamente distribuídas.
O planeamento cromático da indústria procura evitar a fadiga do operário, equilibrando a tranquilidade e o frescor das cores frias, com as quentes, mais estimulantes, alegres e capazes de evitar a monotonia e a depressão, mas que, usadas com exagero, enervam e irritam.
Algumas evidências científicas sugerem que a luz de diversas cores que entra pelos olhos pode afectar directamente o centro das emoções. Cada um de nós responde à cor de uma forma particular. As pessoas tendem também a ser atraídas por certas cores, em virtude de alguns factores determinantes. A sua escolha pode estar baseada no seu tipo de personalidade, nas condições circunstanciais da sua vida ou nos seus desejos e processos mentais mais íntimos, profundos e até inconscientes. As cores têm influências nos nossos componentes físicos, mentais e emocionais.
Efeitos Psicológicos da cor
A cor pode aumentar a memorização, a recordação e o reconhecimento. Em projectos interactivos, ela é capaz de sugerir categorias e dar identidade aos pedaços de informação. Isso pode criar um design, que é mais eficiente, mais claro e fácil de entender, fácil de aprender e fácil de navegar. Um exemplo é o site da TV Zimbo, cujas categorias do menu são destacadas por cores diferentes, quando passamos o cursor por elas e cada página possui uma cor específica nos seus títulos.
Efeitos Fisiológicos
As cores afectam o nosso sistema nervoso. Estudos apontam, por exemplo, que vermelhos brilhantes estimulam o sistema nervoso simpático, o que resulta em alterações fisiológicas, tais como um aumento do ritmo cardíaco. Em contrapartida, tons suaves de azul e verde podem criar efeito fisiológico oposto e ajudar-nos a relaxar.
Efeitos Emocionais
As próprias cores e os significados que lhes atribuímos afectam as nossas emoções e humores. Por exemplo, a maioria das pessoas associa a cor amarela ao estado de felicidade e energia. Num nível individual, uma pessoa poderia associar a cor amarela à da sua casa durante a infância, o que invoca lembranças e sentimentos agradáveis.
Contexto Cultural
Vale lembrar que o significado, em geral, é culturalmente construído. A sensibilidade ao contexto cultural e o significado da cor dentro do seu grupo de usuários são importantes. Um exemplo, as cores da bandeira de Angola e da Alemanha são preto, vermelho e amarelo, porém elas apresentam significados diferentes para cada país.
Restrições ao Uso
O uso excessivo da cor cria desordem e confusão. Encontre uma para o fundo, aquela que representa a sua marca ou mensagem, e duas complementares contrastantes que podem actuar como indicadores de links activos, hovering e links visitados. O uso inadequado da cor, na pior das hipóteses, pode causar grande ofensa. Lembre-se de que ela carrega o peso e o significado, e este último é sempre envolto em contextos culturais. Esteja ciente desses significados e use as cores com respeito e propósito.
O daltonismo afecta cerca de 10% da população masculina. Tenha isso em mente quando escolher cores contrastantes. Se as cores que escolher para servir funções diferentes no seu projecto não sugerem um contraste bastante forte, uma parte considerável do seu grupo de usuários pode ser afectada negativamente pela sua escolha.
No mundo da moda, elas têm um significado que transcende a escolha fashion. Tem a ver com o humor e pode influenciar o bem-estar.
Os hindus, por exemplo, acreditam, fortemente, no seu poder. Com tanta importância, as cores caminharam com a história. Enquanto os hippies curtiram os tons suaves, os yuppies preferiram os mais fortes.
A década de 1990 misturou tudo e hoje as opções saíram das cores primárias e caminham entre as candy color eflúor. Não é à toa que o azul- marinho transmite confiança ou o verde-claro acalma. O primeiro é um clássico nos uniformes de escolas, da Marinha e da Aeronáutica.
Já o verde exprime calma e esperança, cor muito usada nos hospitais e nas prisões; o vermelho é mesmo a cor do amor, ligada a terra e à fonte de energia, transmite a ideia de estado de alerta e tem apelo de fetiche. Vale lembrar como o batom e as rosas vermelhas surtem efeito!
O rosa, que mistura a energia do vermelho e a suavidade do branco, tem o efeito calmante; traduz feminilidade, harmonia, comunhão, equilíbrio, ternura, fragilidade e conforto, além de resgatar lembranças de infância, sonhos e fantasias. O preto e o branco são clássicos, também cheios de significado.
O primeiro é resultado da ausência de cor, mas, na prática, chega com firmeza e funciona até como um escudo. Transmite sobriedade, elegância e mistério. Como toda a cor escura tende a diminuir a superfície, a preta transmite a ideia de emagrecimento. Já o branco é o somatório de todas as cores, transmite pureza, paz e tranquilidade.
tirado: http://www.opais.net/pt/revista/?det=35243&id=1639&mid=

Artigo: A Influência das Cores em sua Vida
As cores podem influenciar diferentes climas e estimular as mais variadas sensações nas pessoas e no ambiente. Casar o tom certo da casa, do ambiente, da roupa com a do momento de vida requer certo conhecimento do espectro solar, que se divide em dois eixos principais: do vermelho até o verde-amarelado, as tonalidades são quentes. Do azul até o violeta, frias. No meio ficam o verde e o amarelo, com efeito de neutralidade.

Cores são ondas eletromagnéticas de diferentes comprimentos que influenciam o ser humano. Se usamos a cor cuja vibração está adequada à circunstância, criamos, de fato, maiores hipóteses de êxito.

Segundo os chineses, as cores ampliam ou restringem o Chi, energia vital, do ser humano. Elas afetam o nosso equilíbrio energético e, portanto, torna-se essencial que estejamos conscientes da importância da sua escolha. "Pessoas que insistem muito nos tons neutros, tanto nas roupas como na decoração das casas, muitas vezes revelam apenas o medo de expressar a sua alma para o mundo."

Agora, descubra as tonalidades que lhe fazem bem!

VERMELHO

Domina todas as cores. Trata-se de uma cor poderosa. Força, resistência, coragem, firmeza, sexualidade e saúde são atributos do vermelho. É a cor das pessoas sociáveis, passionais e gentis. Aumenta o calor da pele, a temperatura do corpo, acelera o coração, aumenta o ritmo respiratório, favorece a libertação dos hormônios e estimula a atividade sexual. Também é considerada muito auspiciosa, pois, na tradicional cultura chinesa, associa-se à sorte, felicidade e fama, qualidades ligadas ao elemento fogo. Atrai a atenção masculina, é excitante. Cor do fogo e do sangue, faz com que desviemos a atenção de nós mesmos para o mundo. É usado no Feng Shui, nas áreas do sucesso e do relacionamento.

Como usar: para aquecer, alegrar e atrair a atenção. Vista roupas ou acessórios vermelhos para aumentar seu magnetismo e poder de liderança. Evite o vermelho puro em quartos e salas de espera. Coloque detalhes dessa cor em ambientes onde se queira estimular os lucros e sucesso.

LARANJA

Mistura de vermelho e do amarelo, tem as vibrações características dessas duas cores: poder e alegria. Cor da luxuria e do prazer, que atrai pessoas vistosas e que apreciam uma intensa vida social. O laranja é a cor da juventude, da força, do destemor, da curiosidade, estimula as cores frias e sua cor complementar é o azul. É uma cor sociável, que estimula otimismo, expansão, equilíbrio emocional e ambiente para a comunicação. Em tonalidades mais suaves, como o pêssego (rosa, amarelo e branco) representa atração e amor. Esse matiz favorece muito as pessoas solteiras, porque é uma cor que atrai.

Como usar: em espaços de criação, escritórios, cozinhas e salas de jantar.

AMARELO

É a cor da felicidade, da sabedoria e da imaginação. Uma forte tendência para essa cor revela pessoas que estão sempre em busca de novidade e auto satisfação. Também é uma cor muito usada por pessoas perspicazes e brilhantes, com boa cabeça para os negócios e um forte senso de humor. É uma tonalidade que motiva, atrai progresso, simpatia, estabilidade, lealdade e alegria. Associado ao verão e aos tons dourados produzidos pelo Sol, o amarelo, usado num ambiente, estimula a comunicação, o bom humor e a socialização. Em salas de refeições estimula o apetite.

Como usar: boa cor para utilizar em ambientes religiosos e locais de criação intelectual.

PÚRPURA e ROXO

É uma mescla de vermelho e azul. Quando essa tonalidade apresenta mais pigmentos vermelhos do que azuis, é conhecido como púrpura. Quando tem mais pigmentos azuis que vermelhos, é conhecido como roxo. De qualquer forma, é um tom que indica nobreza, poder, autoridade. Certamente não é uma cor fácil de conviver em grandes quantidades, para além de que é preciso uma forte personalidade para a "sustentar". Se prefere entre as cores o púrpura ou o roxo, talvez tenha a mania da grandeza ou talvez seja mesmo grande!

Como usar: serve para marcar locais de poder - mas basta estofar uma cadeira ou uma almofada com essa cor, pois é muito poderosa e marcante. Para a utilizar em ambientes maiores, é melhor diluir a cor, até atingir tonalidades mais suaves como o lilás.

VIOLETA

O violeta é o purificador ideal, ele limpa as idéias. É estimulante para a natureza intuitiva (espiritual). O efeito do violeta é grandiosamente inspirador, sendo percebido nos grandes trabalhos de artes, música, poesia, pintura, etc., pois é um estimulante dos mais altos ideais humanos.

Como usar: em quartos de meditação, nas suas tonalidades mais suaves, ou em detalhes de decoração.

VERDE

Está entre o amarelo e o azul, no centro do espectro. Significa o equilíbrio entre as cores quentes e extrovertidas do espectro vermelho, laranja e amarelo e as cores frias e introvertidas do espectro azul, roxo e violeta. É a cor da harmonia e do equilíbrio. Simboliza a esperança, a renovação, fertilidade, crescimento e saúde. O verde acalma e ajuda a curar corações partidos. Em exagero, pode provocar raiva, inveja e imaturidade. É geralmente apreciado pelas pessoas gentis e sinceras. Podem ser pessoas discretas, modestas e pacientes. No Feng Shui deve ser utilizada na área da Família.

Como usar: ótimo para quartos e casas de banho. Evite o verde puro perto de pacientes com câncer, pois ele estimula o crescimento das células. Tirado: http://sucessoefelicidade.blogspot.com.br/2006/05/influncia-das-cores-em-sua-vida.html

Fazer Cursinho ou Estudar Sozinho (a)?


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário